segunda-feira, 6 de junho de 2011



 O E.C.Passo Fundo/Vila Nova/Nestlé Chamyto, foi uma das sensações   do mundial interclubes disputado na França. O clube  terminou a competição na quarta colocação, entre 71 equipes e quebrou mais um tabu. Além de ser o primeiro time passo-fundense, amador ou profissional, a disputar uma competição na Europa, também foi o primeiro brasileiro a chegar às semifinais nas 26 edições do mundial. A chegada da delegação em Passo Fundo está prevista para às 15 horas dess terça-feira.
A  trajetória do Vila foi marcada por grandes momentos dentro da competição. Já no primeiro dia, despertou a atenção dos organizadores ao vencer as quatro primeiras partidas, marcando 10 gols  sem sofrer nenhum. Na rodada seguinte, uma derrota e um empate, deixaram a equipe precisando de pelo menos mais um ponto para passar à fase seguinte. A gurizada entrou determinada e venceu por 3 a 0.
O desempenho rendeu ao Vila três troféus de destaque na primeira fase. O Play Fay, o de goleador para o centroavante Matheus e de melhor jogador, para o meia Guilherme Teixeira.
Com a vaga garantida, a expectativa era aguardar o adversário das oitavas de final. Para surpresa de todos, o poderoso Dínamo de Kiev cruzou o caminho dos passo-fundenses. Grande campeão do ano passado e primeiro colocado do grupo 4, com sete vitórias e apenas um empate, o time chegou a comemorar ao saber que o adversário seria o Vila Nova. A atitude  serviu para motivar ainda mais a gurizada de Passo Fundo. Para este jogo, a delegação se deslocou para Plogastel, onde estava outro time brasileiro, do estado de  São Paulo, já desclassificado, além da torcida local e as famílias onde os atletas do Vila estavam hospedados. Com o apoio fora de campo e muito concentrados, os meninos aplicaram uma goleada de 3 a 0, com gols de Carlo, Guilherme Teixeira e o terceiro contra. Nas quartas de final, o adversário foi um time do norte da França, que manteve uma postura defensiva durante todo o jogo. Após o empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Com um melhor aproveitamento, o Vila venceu por 5 a 4 e garantiu a classificação para a semifinal da competição.
A programação no último dia do mundial iniciou com um desfile das 71 delegações. “O Vila Nova foi o primeiro a desfilar, foi emocionante ver a quantidade de equipes de diferentes países. Cerca de 1.400 pessoas desfilando em um estádio com 10 mil pessoas” contou o diretor do clube Beto de Oliveira”.  Em campo, o adversário era Lille, campeão francês deste ano. Depois de sofrer um gol, o  Vila teve mais posse de bola e pressionou, mas não conseguiu furar a retranca e acabou perdendo por 1 a 0. A final foi justamente entre as duas equipes que conseguiram ganhar do Vila Nova, o  Stade Brestois, na primeira fase, e o Lille, que acabou ficando com o título.

0 comentários:

Postar um comentário